domingo, 16 de outubro de 2011

Descomplicando (tentando)

De ca ca ca carinho, de que que que querida, de fe fé fe fé fê fê fi fé fi fe fe fi fé ferida, de som som som som sonho... som som som sono, de descom de com descom com com com descom  de com compaixão, de há tem, ah tem, de tem tem tem, a, ah ,  há , aaah, atenção. É tanta falta e desfalta. Desfaltar!
Quando dizem que as coisas são simples e que, somos nós que complicamos... sinto e respiro a pura verdade nessa concepção.
Eu vou na simplicidade, se  é que me entendem! Para fazer um arco íris na poesia é só criar palavras coloridas. Isso me basta como simples.
Complicar as coisas é só uma questão de "sim" ir de encontro com o "não"...

Complicar é:  posso/não posso, quero/não quero, vou/não vou, vamos/não vamos, topa/não topa, SIM/NÃO, é/não é, afim/não afim, tá/não tá. É um ir e o outro ficar... isso pelo fato do próprio ato de complicar.

Nessas horas as palavras soam por intermédio de bobagens ou de certezas...  ausência de harmonia nas ideias. Falamos coisas que não sabemos ao certo, se É/ou se NÃO É. Prendo-me aí.
Tento fazer essa relação porque hoje ouvir coisas que pesaram na consciência.
Ao ouvir algo,  automaticamente embolsamos uma atitude. Seja lá boa ou ruim.
Quando hoje ouvi uma besteira, tomei uma atitude boa para com os meus próximos atos e evolução dos pensamentos.
O que irá dizer se uma tal atitude(de gesto ou quiçá oral) tomada pelo ser receptor, ao ouvir uma "bobagem", é ruim ou não, vai depender muito do grau de afirmação que foi enviada pelo ser emissor. Se o ser emissor disse realmente uma mensagem com certeza do que está dizendo, a minha atitude, antes vista como ruim, passa a ser boa, pois irá me livrar de algo que eu não tenha gostado e que apenas irá me fazer andar pra trás. Mas se o ser emissor estiver envolvido por alguma emoção e diz um bobagem... a atitude tomada pelo ser receptor,na qual foi boa, passa a ser ruim.
Ruim para ambos.
O receptor não tem a obrigação de se exigir ao grau de reconhecer as emoções passadas pelo ser emissor, e pós isso, ter o reconhecimento da situação, logo, procurar entender o porque de ouvir tal bobagem.

Tento fazer isso, mas há desgaste depois de suscetivas tentativas.

É o:
- Não gosto disso!
- Por queeeee?

Aí entra a complicação!

Todo enredo "complicativo" se estende, e vai se alongando em um contínuo diálogo em vão até chegar o momento de exaustão.

Eu sou do DESCOMPLICAR.
Gosto de descomplicar as coisas...
Quando não consigo fazer isso em conjunto, passo a fazer isso em conjunto; eu e eu.

O fato é que quem descomplica sempre implica.

Implica com algo ou com alguma coisa.

Não quero me estender nesse texto ao qual poderia desenvolver cansativas páginas explicativas.
Quero aqui passar que... realmente, as coisas são simples. Obter simplicidade, é um dom. Ainda que tenha simplicidade, não será em todos os momentos da vida que conseguirá mante-la.
Paradoxo? É que às vezes torna-se complicado ser simples.

Uma cerveja em fim de tarde com os amigos é ...complicado.
Tentativa de escapar da situação, em contratempo ... momento único. Estou acordado, o flash escorre na mente, e o mesmo inicia-se desde às 04:50 da manhã - horário no qual acordei - e vou relembrando de todo o meu dia. Isso dói e desdói.

"Estou te explicando pra te confundir, estou te confundindo pra te esclarecer" (Tom Zé)


Enquanto que: Deixar estar...
Aqui soa como êxito e suficiência.


Matheus Carmo





Um comentário:

  1. Você me lembrou alguém:
    Ela sempre diz: - se eu quiser contar o porque eu conto, se eu sentir vontade de ligar ligarei,
    fique tranquilo, porque o que há entre nós , há entre nós.

    Tudo se torna tão simples como um oi, e verdadeiro como o meu amor.

    ResponderExcluir