domingo, 16 de outubro de 2011

Vontade de Morrer (Lucas Santana)

Bom pessoal, aproveitarei hoje da versatilidade do Ociosidade Moderna e abrirei espaço para um amigo, o Lucas. Professor de Educação Física, em que exerce parte do seu tempo lecionando no Colégio Antônio Vieira (O qual estudei por um bom tempo). Um rapaz pensante, de ideias amadurecidas, que conseguiu me comover por intermédio deste escrito, antes de qualquer coisa, desejo uma boa leitura, que ela se possibilite ao prazer, logo... espero uma boa, sincera e honesta reflexão para com si mesmo. Tenho a concepção de que por grande parte das vezes, temos que escrever aquilo que vivemos, aquilo que fazemos, e não apenas escrever por escrever. bom, sigam em frente, sarava!

Att,

Matheus Carmo


Vontade de Morrer

Você já teve vontade de morrer? Não?! Que pena. Você não sabe o quanto é bom sentir
vontade de morrer. Vontade de morrer de paixão. Vontade de morrer ao ajudar o próximo. Ou até mesmo “morrer de vergonha”. Irei te fazer a mesma pergunta: “você já teve vontade de morrer?”. Pense melhor para me responder. Ainda não teve?
Sabe a vontade de morrer de paixão? Amar loucamente, sem preocupações. Sem se importar com o que pode acontecer. Saber que o parece ser eterno um dia pode acabar, por isso deve-se aproveitar com intensidade cada momento. Amar sabendo que a distância, o tempo, os outros, nada abalará esse amor. E depois, se tudo acabar, depois de morto ou morta, depois de toda a dor, estar pronto e pronta para morrer de paixão novamente. Você já teve vontade de morrer? Shakespeare escreveu sobre essa vontade de morrer.
Sabe a vontade de morrer ao ajudar o próximo? Não inventar barreiras na defesa de alguém que você pode até não conhecer. Querer, ao mínimo, viver em um mundo justo. Se indignar com insultos, agressões verbais ou físicas. Pensar no próximo em seus atos. Na verdade, é saber que cada ato seu envolve, principalmente, as pessoas que o rodeiam - ou a rodeiam – e esses atos, de certo modo, irá interferir na vida dessas pessoas. Você já teve vontade de morrer? Jesus Cristo e Gandhi tiveram essa vontade de morrer.
Até mesmo a pior das vontades de morrer, que é aquela depressiva e que pode levar as vias de fato pode nos ensinar algo. Mas não recomendo essa vontade de morrer. As vontades de morrer devem ser em prol de si mesmo e do próximo. Em prol da humanidade.
Sabem, meus amigos e minhas amigas, eu tenho algumas vontades de morrer. Vocês não têm? São essas vontades de morrer que me impulsionam. Que me fazem realmente pensar que o amanhã pode ser tarde. Que me fazem refletir que eu não posso ter vindo com propósitos vãos. Independente de religiões, seitas, raças, credos, filosofias e sabedorias. As minhas vontades de morrer podem me tornar uma pessoa melhor.
Amem mais. Respeitem mais. Zanguem-se para depois pedir perdão (não cabe a nós perdoar, mas sermos perdoados por não compreender as fraquezas do outro). Estudem mais. Leiam mais. Escrevam mais. Brinquem mais – ah, o brincar, o doce sabor de brincar. Depois disso tudo mudem de opinião. Regozijem-se no prazeroso ciclo do casulo e da borboleta. Depois de voar, retorne ao casulo e reformule-se. Desperdicem menos as suas vidas, seja com “relacionamentos” virtuais, seja com amores passados, se o amor acabou morra novamente de paixão.
Desfrutem o sabor do riso com seus amigos e amigas. Converse olhando nos olhos, mostre-se sincero e sincera. Seja um porto seguro para os seus amigos e amigas (ou quem sabe até mesmo para
aquela pessoa cabisbaixa num ponto de ônibus. Um “bom dia” pode alegrar um dia. Um “boa noite” pode salvar um dia.
Sabem mais? O bom de todas essas vontades de morrer é que você pode passar por elas a vida toda e depois de morto, depois de morta, você renascerá mais forte, mais belo, mais bela e pronto e pronta para morrer de novo. Pergunto-lhe pela última vez: “você já teve vontade de morrer?”. Eu estou tendo agora mesmo.




Prof. Lucas Santana. 07 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário