segunda-feira, 2 de julho de 2012
Estudo da Recém-Poesia.
"A criança erra na gramática mas acerta na poesia" (Manoel de Barros)
Eu de ser quando, errava muito, por volta acertava. Fui crescendo e desacertando pra mais. Me peguei no Manoel, com muita idade, e muito desaber. Nele me somei pra menos, vi os pontos em comuns... exaustivos.
Percepção é de se trabalhar.
-Verônica e eu, exercemos acertadores de poesia em casa:
Gabriel, de oito, Malu, de poucos, e Rafael de 10.
Eles constroem poesia. São poetas?
Eu as leio.
Crianças.
Andei anotando, fazendo análises criticas - daquelas que fazemos com textos de natureza literária -, passei a levar muito mais a sério a recém-poesia do que có quer outra cousa de bocó amadurecido.
Antes, devo expô-las:
- Mãe, me leva no cilêma?
- Domingo quero ir no Roológico (queria transcrever foneticamente isso)
- Eu não se lembro disso não, mamãe.
- Por que criança não pode ficar acordada de marugada/malugada?
(Malu)
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- Matheus, quero tocar baixo¹, você me ensina?
- Te ensino, mas é muito chato! (Eu disse)
- Ah, eu disconcordo.
(Gabriel)
Ocorrido em um papo.
Baixo¹: Contra-Baixo, instrumento musical. Gênero: instrumento de corda. Sonoridade: Grave.
Exemplo: Tom Pom Tom Tom (Thin Lizzy)
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- Matheus, você está veronicadamente.
- O que é isso rapaz? (Perguntei, né?)
- Quer dizer: correto.
- (Eu disse)
(Rafael)
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Poemas criado em um papo ativo. Eu me tive alegrâncias. Anotei aqui.
Esses poemas, criam-se na hora de sem hora. Não é preciso pensar por horas só pra achar uma palavra acostumada no fim do verso, rimar. Não é preciso criar rascunhos. São poemas do excluo.
São de serventia aos bocós.
A linguística me favorece também:
- Estruturas Sintáticas (Teoria Clássica) de 1957
- Aspectos da Teoria da Sintaxe - 1965
- Teoria da Regência e Ligação - 1983
(Chomski)
Por intermédio dos estudos linguístico, levantarei alguns princípios do gerativismo Chomiskiano.
1 - Inativismo: Todo mundo nasce com um Dispositivo de Aquisição Linguística (DAL), logo, obtemos a competência linguística G.U. (gramática Universal), no entanto, vem-nos os princípios e aquisição.
2 - Modularidade da Mente: Dentro da mente existe partes específicas, - não sei dizer como elas são representadas, e em que local da mente esta tal parte estar - nessa parte há o módulo da linguagem
3 - Criatividade ou Produtividade Linguística: Acredita-se na criatividade biológica, fato esse, que por si só, contrapõem-se ao Behaviorismo.
4 - Estruturas Mentais:
1.2
E.P. (Estrutura Profundas)
Início da formação das ideias. É a primeira estrutura do pensamento, na qual as sintagmas ainda não estão prontas.
2.2
E.S. (Estrutura Superficial)
Processo final, as ideias já estão formadas na mente.
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Retrato do Recém-gramatical:
- papa! (Bebê)
- Nossa, meu bebê acabou de falar papai, é a sua primeira palavra! (Papai)
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"papa" - palavra de som bilabial, por si só, torna-se uma das "palavras" mais fáceis de serem ditas por um bebê. No quesito fonético, para um bebê, o modo e o ponto são os mais fáceis. Sons bilabiais seguidos de vogais altas, a língua (órgão bucal) não exerce "trabalhos" grandiosos, na qual o bebê geralmente tem ao tentar dizer pela primeira vez "cravo", "praia", "toalha", "etc", etc.
O exemplo dado também aplica-se ao caso da reprodução da "palavra": mama.
Uma criança americana não terá como primeira palavra: Father ou Mother. Talvez ela diga "mom", mas não "dad".
Por sermos brasileiros, aplicamos a capacidade dos significantes de: papa para papai e de mama para mãe.
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Revelando os poetas:
Me notei quando fotografei os estudos e os acertadores de poesia. Apreço pelos desvios. Não há de torto em có melhor do que.
As crianças:
Gabriel (Irmão de Verônica)
Malu (Filha de Verônica)
Rafael (Meu irmão)
A literatura até hoje agradece a eles.
Matheus Carmo.
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Um cheiro nesses Poetas! Quando crescer, quero ser como eles e escrever como você.
ResponderExcluirAh.. Um cheiro para você também(quando era criança).
Agradecido, Jaque! Um beijo em todos nós, que nos dão esses nozes, ferozes, rs! :)
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