sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Uma Vida! No Entanto...


Temos uma vida comum,por mais dos viveres e viveres,dos fatos que parecem absurdos e excessivos,totalmente exagerados e assustadores,como tudo é tão comum ! Amamos a vida,e ás vezes acabamos amando as pessoas e aos seres em si.Muitas pessoas passam por nossas vidas e geralmente acabam deixando marcas,algum tipo de marca que lhe faz reservar um pensamento bom ou ruim,outras pessoas passam por nossas vidas mas a descartamos,e deixamos elas escaparem,fugir !
Vai e vem,é assim,a vida é um balanço automático,eu costumo sentir pena,quando estou preste a dar um presente a pessoa e ela escapa,e ela foge,além de sentir pena eu penso : "coitadinha dela,aonde ela vai se encontrar novamente ? E com quem ? E com o quê ? ",talvez seja lamentável este tipo de situação,mas acima de tudo é comum ! Tem pessoas que você não merece presentear,você tem algo de muito importante guardado dentro de si,todos nós nascemos com um valor,mas por besteira perdemos este valor,é como a sua reputação que tanto demora para construir mas uma só falha lhe faz cair por água abaixo !
Hoje tive uma leve impressão que muitos de nós somos como Papai Noel,mas não são todos,apenas alguns,que tem um presente especial,assim como o bom velhinho,é possível chamar isto de dom,porém ... um dom especial,um poder de conquistar as pessoas,o poder de ter em si mesmo uma grande concentração de carisma, a mesma que não se pode dar e compartilhar com qualquer pessoa,a menos que tenha certeza de que vossa pessoa é especial. Em um romance procuramos o alívio do conforto no ser amado,no(a) seu(sua) companheiro(a),e geralmente estamos a mostrar a vida um para o outro de outras maneiras,de outros ângulos,sem escapar da realidade,e assim ensinando a construí-la,tendo ciência de que a vida é uma escola,e em algumas vezes a gente faz papel de aluno e deixa que o "outro" nos ensine,pois o fato de você ensinar é de tamanha maneira bastante complexa,e aí sim eu defino o presente do qual estou falando que é de grande especialidade e que nem todos tem,é ele ... a Arte de Ensinar a Vida . Conhecer dela (a vida) é bastante desafiante e encorajador,devido ao que se conhece e ao que se vai conhecer,todo homem tem que ter um pouco de coragem acima do seu estado de coragem atual,um pouco de violência em seu interior (uma tal violência que não merece ser esbanjada), e pra acompanhar a viagem necessitamos de respaldo e de um pouco de orgulho,que é pra não nos deixarmos abatidos com os supostos seres que seriam presenteados e deixamos escapar,levando em consideração que isto é uma falta de sorte do ser presenteado e não de nós o ser presenteador ! Por isso caro homem,guarde bem o seu presente,e saiba pra quem você irá dar !

Há gestos e sabores a nos marcar,há tantos e tantas a nos fazer dançar,a vida é a melhor namorada que Deus nos deu,é estando vivo que podemos sentir o sabor de um belo suco de maracujá,e é assim também que podemos sentir o calor da tarde dentro de um quarto abafado com o ventilador na cara. Uma vida ,no entanto a ser prestigiada pelos nossos bons feitos,e pelos nossos desperdícios de uísque pelo chão,ordinariamente sagaz e textual,porque somos eternos felizes pela nossa insanidade e genialidade,vês que quem tem uma suprema plenitude da simplicidade pouco se queixa da nossa criatividade,apenas nos entristecemos um pouco com a decadência da cultura,da ignorância,e da falta de perdão do ser perdoador que não tem moral de perdoar,pois a ninguém ele perdoou,e mais um gole pra dentro já abrimos mais um sorriso brilhante,pois a vida é uma ciência brilhante,e nós não estamos aqui pra obter apenas uma vida regrada de "sim e não",de modismos e conformismos,e sim para brilhar ! A cada dia que se passa eu vou tendo mais firmeza e convicção do ar que eu respiro ! Coitado ? ... Coitado de quem passou pela gente e saiu sem o nosso PRESENTE !

Matheus Carmo

Noite De Bluesman!!!...

Hoje foi o dia e a noite em contemplação com o mundo a fora,com o verdadeiro cinema real e com a dureza no bolso vazio de um Tocador de Blues.Indo ao bairro do Rio Vermelho com um grande companheiro Emmanoel,na consecutiva companhia de um violão,e mais a nossa espontaniedade,fomos de encontro com a vida,com o mar (que também é vida),e com os embalos do mundo.
Pedindo um cigarro ou um copo de bebida em troca de uma canção em que a gente podesse oferecer,e nesse meio termo andando pela Orla as longas da noite nos comunicamos com todo o tipo de gente.Conheci um usuário de drogas que estava isolado do sábado na costeira das pedras da praia,Joel (um cabra muito gente fina que vendeu a cerveja com uma total disposição !!!!),o Manobrista que conheceu Raul Seixas e contou os seus flash´s de vida com o próprio Raulzito,um travesti chamado(a) Paula onde contou pra gente como é viver da prostituição e a sua grande vontade de não viver mais disso,ainda tive o privilégio de conhcer Elvis do Rap,um dos melhores Rappers daqui de Salvador, além disso ,muita gente bossal e um extenso círculo selado pelo nível social de cada um.
No entanto,com cada figura dessa que a gente conheceu,passamos a conversar a respeito do comportamento de como cada um agiu,e a sua capacidade de pensar,logo vi que isso varia de classe social pra classe social.Dai que este contraste,é muito bizarro,porém muito normal,pois,enquanto que uma grande parte das pessoas estão preocupadas com a estética,com a tendência,com a moda,com a maneira de falar,e ficam por aí se achando superiores,onde na verdade não passam de "ILUDIDOS" pelo seu próprio sonho,pois todo aquele visual alternativo somado com a sua tiração de onda transparece algo "Fake",o outro lado da moeda que conversamos são veteranos da vida,que realmente já passaram por tudo que tinha que passar,trataram a gente com a maior naturalidade,que de fato,é a peça importante do jogo !
Além de ter sido uma noite aventureira cheia de perigos e confortos,tive a grande satisfação de encontrar-me com o meu sol,um eterno Bebê que cheira a Paz,que sempre nos encontramos nos vai e vem da vida,e assim de plenitude com a harmonia que ficou deixada la atrás em resgate do presente.E sei que ter me encontrado com ela hoje serviu para que tenha nos ensinado algo muito superior,além da nossa crença e alusão,que nada é por acaso,que nada é do nada,pois na vida tudo tem o seu valor,e que assim o universo traga-nos felicidade e o enrriquecimento do nosso sentimento sempre que a gente se veja em cada topada,assim quando ... meu disperdício deixa de ser vício pra ser você(ela).

Bem,durante a madrugada até o amanhecer,nós andamos do Rio Vermelho até o Costa Azul,chegando na Praia do Costa Azul,mendigamos por uma água de coco,até que chega um corôa com uma garrafa de Cortesano e nos oferece,ao compartilharmos aquela bebida com ele algumas canções são tocadas e novas inspirações vem surgindo ... Quando estávamos de retirada este Corôa falou algo do tipo: - Na vida tem coisas que a gente tem que saber aproveitar,e hoje estou tentando recuperar tudo que não aproveitei pois sou Ex-Presidiário e perdi 15 anos da minha vida dentro de uma cela.Adimito que por uns instantes ficamos até empolgados pelo fato de estar bebendo com um ex-presidiário,mas no fim de tudo,de tudo mesmo,tudo nos mostrou que a vida é uma só,e que há vidas e vidas por ai à fora, e ela é feita para podermos nos Abraçar,e nos abraçando estamos abraçando a vida e assim estaremos abraçando a nós mesmos e por fim ... a todos e a tudo como ato de amar !

O quão importante é a vida e quão importante é vive-la,perceber que ao nosso redor há muitos universos diferentes, e que de cada coisa que compõe este mundo podemos tirar bons frutos,sendo assim ... nós apenas temos a missão e o prazer de namorar com a VIDA ...

Matheus Carmo

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Brasil, Nordeste, Guerreiro!!!

Brasil, Nordeste, Guerreiro!!!

João homem guerreiro do sertão,
Vivia a lutar.
Todos os dias a batalhar

João olhava  o imenso sertão.
Local que o fazia lembrar das guerras que teve de enfrentar.
Quando parava para pensar a lágrima caía do olhar.

João  lembrava com animo do sertão,
De canudos,
De lampião.

João
sentiu-se aborrecido,
Quando foi esquecido

Lamentando e chorando,
Ele gritou:
Da pátria amada não mas sou!

Embora antes que se arrependesse,
João também é Povo,
Povo, Povo, Povo.

Por mais que haja aborrecimento,
Viveu tudo de novo,
Como um João Brasileiro, Nordestino e GUERREIRO!

João, grande guerreiro do sertão,
“cabra a retado” e valente,
Ele sim fez historia pra gente.

Temos que olhar e agradecer,
Pois sem o João,
A historia não poderia acontecer!



Rodolpho Baltazar

domingo, 10 de outubro de 2010

Apresentando...Ociosidade Moderna!!!

O objetivo é ... expressar-se !
Com tamanha exatidão noto que o homem encontra-se em diversas situações caracterizada pelo sedentarismo.Um tempo integral é afetado pela morbidez cuja tal posição já está em um estado de vanglória... este texto irá discorrer pensamentos que trazem angústia para os "conscientes" devido a atitude do homem para com o próprio homem.Não nos limitamos a conceitos,regras,ordens,ou coisa do tipo,enfim ...
Eu me sento e não aguento mais estar sentado, eu me levanto e me canso de ficar em pé, quando olho as horas todas me apontam que já é tarde, e ao sair de casa tudo ainda pode acontecer .Um “Play” é pressionado e começa a passar um filme próprio sob minha cabeça trazendo-me uma análise que o mundo é o mesmo, fica entre Vênus e Marte, mas nós nunca somos os mesmos, ninguém consegue ser original, ... até ai normal !
Eras e eras vão se passando, e nelas vem surgindo os personagens importantes de acordo com o contexto histórico da época. Por exemplo, o que seria da música sem Villa Lobos ? O que seria da poesia sem Vinícius de Moraes ? O que seria das pernas femininas sem a Mary Quant ? Se não fosse Bill Gates “certamente” vocês não estariam lendo este artigo humanístico ! Então a lógica não é criar necessidades e sim facilitar, inovar, revolucionar, e às vezes vocês (leitores) não conseguem se tocar que o tempo passa e que de produtivo nada fez, no entanto hoje eu chamo este filme que passa pela minha mente de “Ociosidade Moderna “, pois parece que não há mais nada a perder, mais nada a ganhar, mais nada a fazer, o termo agora é “vamos seguir isto que eles nos mandam fazer brother !!! “ , para a sociedade .
As pessoas se sentem entediadas, por mais que saiam para todas as festas do mundo, depois se sentem solitárias e abrem o Orkut afim de encontrar algum recado de alguém perguntado como foi o seu dia ou convidando-o para sair novamente, ai em seguida abrem o MSN com o intuito de ver uma quantia de cem pessoas online e por ai os sinos dobram. A verdade é que está faltando essência no que fazemos,bom senso , e deixar que elas aconteçam com mais naturalidade, um exemplo disto é o Depoimento, que é um dos recursos do Orkut, a gente conhece uma pessoa ontem e no dia seguinte você já está recebendo um depoimento desta mesma pessoa ao logar a sua conta dizendo - lhe que foi a pessoa mais importante que já viu em toda a sua vida, que o ama, que adora etc ... Dai que acaba vivendo em uma mesmice, deixando que o sistema governamental implante a cultura deles em nós, já tem pessoas do outro lado que trabalham para nos manipular, que mexem com a máfia, que ficam criando essas festinhas de camisa, essas pulseirinhas coloridas, esses ídolos descartáveis, esses refrigerantes sem gás (a intenção sem intenção com a própria intenção) ” é pareceu difícil (rsrs)” que deixam a situação tão apurada que passamos despercebidos diante de tamanha banalização.
Em todos os aspectos o bando segue em conformismo abundante, sabendo que há suas exceções, pois precisamos acreditar que somos a vírgula da frase, o ento do fundamento, acreditar na revolução e seguir em frente, e que em todo aquele seu momento de ociosidade seja convertido para algo produtivo.
Um forte abraço e queira ser feliz fazendo o seu próximo cada vez mais feliz !!!


Matheus Carmo

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vou Falar Compreensão, Compreensão!!!

Como se falasse com o rancor de fora a baixo e interpretasse o hino como desculpa do estado humano,venho dizer a todos que a "COMPREENSÃO" é parte da direção desta vida em prol do nosso universo.Condiz com nós mesmos em relação as pessoas na qual vivemos e compartilhamos algum momento,afeta o ânimo,a raiva,a confiança,e mais outras virtudes essênciais,ao meu ver para o dia-a-dia,já que sem espontaniedade não se faz nada bem,e compreender este fato é altamente importantíssimo.
Quando você está configurado ao erro,quer dizer que vai errar e caso contrário vai acertar,de tal maneira que o próximo ato está em função do pensamento e as consequências em função do ato de modo simples e natural,a questão é que dificulta-se cada vez mais de enxergar a simplicidade e a naturalidade quando não se tem em maturidade a compreensão e o entendimento,pois o mesmo é a resposta responsável pelo bem estar.Há diversas maneiras de escaparmos do desacerto buscando a voz do seu interior,a pesar de mesmo assim continuar errando porque humano nós somos mas não tanto humano para compreender o ponto do " i " ,o " x " do quesito e a morte da vida,não precisamos desafiar os conceitos e tudo que há de forte no mundo,apenas talvez seja necessário apurar um pouco mais a nossa interpretação,o modo de ver,e assim não passaremos despercebidos ao canto de um pássaro.
Às vezes um tapa na cara não pode ser nada desde que haja compreensão e é ela que me faz acreditar no segredo do universo,na paz espiritual e individual,no sorriso permanente,e nos detalhes da vida.Desde então é estar a pensar em equilíbrio variável de acordo com a música que a banda toca e sempre posicionar-se atentamente ao que está em sua frente,pelo menos tente,a tentativa é um atentado aos seu limites e também " Tentativa + Esforço = Êxito ",como diz a Janis J. "Tente,tente com um pouco mais de esforço" e isto faz parte da compreensão.Compreenda o inalterado,o xixi do cachorro em frente a sua porta,o zero na prova,a chuva que destrói famílias,a perda do Brasil na copa ,o beijo forçado, e assim por diante,também não quero dizer que você será um "compreendedor" que ficará parado vendo tudo acontecer,mas sim que ... esta palavra existe,ela tem um significado,é importante,e que nos mostra como sermos mais humanos,mais puros,mais integrados,mais ricos de simplicidade e naturalidade . Então dê mais um sorriso e observe o céu , e notará que ao observar o céu dará mais um sorriso ! Compreendeu ?




Matheus Carmo

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Alerta!!!Qual O Seu Papel Na Política?!?!?!

Vivemos em uma sociedade na qual demonstramos um hábito de sempre ter o questionamento em primeiro lugar. De forma que sempre estamos a questionar sobre os problemas que está a nossa volta, tais como: transportes públicos, escolas, saneamentos, hospitais, políticos e entre outros.

           Irei destacar um ponto que está em foco neste ano de 2010: as eleições. Não irei defender nem julgar quem quer que seja, qualquer candidato eleitoral, porém deixarei uma visão apolítica.
           Peço a você eleitor que possamos parar e analisar uma pequena questão: Quando estamos nos aproximando de ano eleitoral, começamos a ser bombardeados por diversos candidatos, seja ele famoso ou desconhecido, com um histórico político ou marinheiro de primeira viagem.
          Com tanta liberdade que a política dá para aqueles que querem se candidatar, fica em evidência que a “profissão político” é visada por boa parte da população. Bem, é uma profissão da qual não há do que reclamar, uma vez que os “profissionais políticos” gozam de muitos privilégios.            Eu e você, nós cidadãos, que constituímos esta comunidade em que vivemos, temos que parar para analisar o que está a nossa volta. Nós que ditamos quem fica e quem sai do poder; temos o poder de escolher quem estará ocupando um cargo de tanta importância para nos representar. Porém, de alguma forma, não conseguimos administrar tal poder que temos. Por isso, ano após ano, estamos sempre a questionar e a lamentar a bagunça que virou o poder político brasileiro, no entanto pouco paramos para avaliar porque está assim; ou até paramos, pensamos, mas não vemos qual a nossa parcela de culpa quando elegemos maus elementos para nos representar.
Pois bem, será que já se passou pela sua cabeça que nós, cidadãos Brasileiros, somos o espelho daqueles que estão no poder. Hum...!

Rodolpho Baltazar

sábado, 18 de setembro de 2010

Solicitações De Verdade

Solicitações de Verdade


Por pedir mais um arrego a quem lhe pede ajuda
Tão imaculado vossa esperteza ...
Quantos viram nossos pecados,
Ator da vida maquiavélica ?

Esperas a chuva despencar dos algodões ,
Limpando-lhe da manifestação
Errônea e poluente,
Sarcástica e doente .

Que a resposta de tal passagem temporária
Já dá-se a morte,
Arreda quem queira descobrir
Caso já esteja lá ... ensine a tocata pare quem saiba a min, ensinar.

Manterei sigilo em código
E se não apreciar a canção
Desculpas pedirei
Por viveres comigo em julgamentos imaturos.



Matheus Carmo

domingo, 12 de setembro de 2010

Guerra VS Água

Guerra VS Água

No início ...
Duas armas famintas
Famintas pelo interesse .
Vês que possuirás nosso ouro
Ouro esse,
Que a de trazer-me a sua ausência .
Não há sombra,
Pois árvores não existem mais !
Não há água, muito menos fresca,
“Estamos companheiro em tempo de seca .
Seca das miserávis, das brabas e cruéis
E o que nos resta é um poço
Cum poquim d’ água
Que a igreja deixou para os fiéis.”
Verde era a epidemia da vez,
Os homens vivem sobre a sombra da dolência,
E o vermelho sangrento surge , ... pra acabar com tudo outra vez .
Por orgulho ...
Por fraqueza ...
Por necessidade ...
Por Loucura ...
Por Fim ...
Uma guerra acontece !
Bammm
Drip! pim! ping! plim! plic!
Bang
Drip! pim! ping! plim! plic!
Baroom!
Drip! pim! ping! plim! plic!
Baruuum!
Drip! pim! ping! plim! plic!
Blast! bruum!
Drip! pim! ping! plim! plic!
Boom! bum!
( A Guerra Terminou)
Pinggg...!
(E a água também)






Matheus Carmo & Rodolpho Baltazar

Curiosidade

Curiosidade

As energias solar e eólica são conhecidas do público, mas o potencial real desses meios continua desconhecido.
A energia solar é tão abundante que uma hora de luz ao meio-dia contém mais energia do que o que o mundo consome em um ano.
Se pudéssemos captar 1 centésimo dessa energia, o mundo nunca precisaria usar Petróleo, Gás ou coisas do tipo!

Coragem


Coragem

Quando encontrar-se com o medo
Fragmente-o!
Destrua-o!

E venha,
Para ir de encontro mais uma vez
A passada vida moderna.

No qual chegará a um ambiente em que subtonamos os conceitos e distorcemos as teorias
Para viver com um pouco de fantasia
E assim ... abstrair toda destruição que está ao nosso redor !



Matheus Carmo & Rodolpho Baltazar

sábado, 11 de setembro de 2010

Armada Bola de Cristal


Armada Bola de Cristal

Uma semente cai da chuva
Como uma gota que sobe ao céu
Desvairado o olhar da menina
Que protege-se da chuva com o seu chapéu!

Do vácuo da mente
Há imagens fantásticas
Borboletas sem asas
Lagartas voadoras.

No silêncio que grita a voz
Vai de encontro à guerra
Impedindo a natureza de fecundar-se
Com o início de uma nova era.



Matheus Carmo & Rodolpho Baltazar

Livros


Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas. 
Caio Graco